Refúgio Cristão

Plano de trabalho

Imprimir PDF
  1. Identificação

CASA DE RECUPERAÇÃO DE VIDAS "REFÚGIO CRISTÃO"

2. Finalidade

Prestar assistência em regime de abrigo aos dependentes de drogas psicoativas empreendendo uma ação extensiva à suas famílias como parte essencial ao processo do tratamento.

3. Caracterização da Clientela

Capacidade: 40

Usuários: adultos

Sexo: masculino

Regime de Atendimento: internato

Abrangência do atendimento: Município de Araçatuba, Região e demais localidades.

4. Diagnóstico

O município de Araçatuba apresenta-se como o 2º município em concentração de jovens em conflitos com a lei e em exposição a riscos de violência e criminalidade urbana no Estado de São Paulo, segundo dados do SEADE 2001. Sua localização geográfica fronteiriça favorece a rota das drogas no interior do Estado.

Por outro lado, o município carece de políticas públicas voltadas usuário comprometido com o uso de drogas; especialmente no que se refere ao seu tratamento.

A dependência química é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma das mais graves doenças, levando anualmente milhares de pessoas a morte; atingindo não só o indivíduo e sua família, mas toda sociedade.

O Refúgio Cristão foi fundado com a finalidade de assistir ao dependente e sua família, recuperando-as e reintegrando-as ao convívio social.

5. Objetivo Geral

Atender a pessoa comprometida com o uso de drogas na perspectiva de reverter sua dependência e assegurar sua reintegração a sociedade.

Específicos

Possibilitar através da internação, oportunidade de desintoxicação e reflexão sobre sua situação física e espiritual.

Orientar e capacitar a família como coadjuvante dessa ação educativa.

Propiciar ao re-educando oportunidade de atividade laborativa, bem como, atividade de lazer e integração aos grupos comunitários.

Identificar e estabelecer parcerias com órgãos e entidades afins.

Estabelecer plano de vida personalizado com o usuário e sua família, visando sua emancipação.

6. Metodologia / Operacionalização

Visa fortalecer o caráter do indivíduo, a sua valorização espiritual e os princípios da convivência social com ênfase educacional através de planos individualizados de atendimento construído com o interessado e sua família. lnicialmente o atendimento é prestado a 40 (quarenta) pessoas do sexo masculino.

A busca de parcerias com órgãos e entidades existentes no município é imprescindível na obtenção de uma rede de apoio para o restabelecimento dos vínculos, encaminhamento para trabalho e capacitação.

7 - Programa de Recuperação e Integração Social

1-Processo de Triagem

a - Entrevista , analise com a família ou responsável pelo interno.
b - Preenchimento dos dados cadastrais do interno.
c - Avaliação psicológica do caso.
d - Explicitação a família e interno do Regulamento da Entidade.
e - Integração do interno á Instituição e adaptação ao regime Interno.

8 . Operacionalização

Alimentação- fornecimento de refeição balanceada com utilização de horti-fruti granjeiro produzido nas dependências do Refúgio em área de 200 m2.

Atendimento na área de saúde

Os atendimentos emergenciais serão realizados através dos recursos existentes na comunidade (Postos de Saúde, Santa Casa, Pronto Socorro, Foa, exceto aos usuários que têm convênio).

O Refúgio Cristão conta com trabalho voluntário de médicos e enfermeiros e psicólogos.

Esporte e Lazer

Utilização do campo de futebol, voley, jogos de dominó, leitura, televisão e filmes (controlados).

Congraçamento com membros da igreja Manancial.

Educação e Cultura

Organização de uma biblioteca, palestras educativas e informativas sobre tóxico e dependência com profissionais de várias áreas. Curso semi-profissionalizante nas áreas de panificação, informática básica, jardinagem e horta medicinal.

Convivência familiar

Reunião Mensal com familiares, após 30 (trinta) dias de internação.

Realização de jantares, obedecendo o cronograma mensal a fim de possibilitar integração de diretoria, voluntários e internos e captação de recursos.

Produção

Cultivo de horta, criação de pequenos animais para consumo e manutenção da casa (consertos, reparos, limpeza e conservação).

Atividades Religiosas

Participação nas atividades religiosas na Igreja Manancial, atividades musicais (coral), ofícios diários, estudos e ensinamentos bíblicos, 2 (duas) vezes ao dia - manhã e noite.

09 -Recursos

Humanos:

Quadro de Pessoal

FUNÇÃO QUANTIDADE QUALIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA
MONITOR
PSICÓLOGA 01   Voluntária
ASSISTENTE SOCIAL 02   Voluntária
COORDENADORIA 01   Voluntário
MÉDICOS 01   Voluntária
ENFERMEIROS 01   Voluntária

10 - Materiais:

O Refugio Cristão funciona em prédio próprio, cedido pela Igreja Evangélica Manancial de Aguas Vivas, localizado em área 5.000 m2.

Importante ressaltar que o prédio necessita de manutenção constante, que é feito com a ajuda de voluntários e dos próprios internos. Conta com a diretoria composta por integrantes da diretoria da Igreja Manancial, que não medem esforços para que a entidade atinja seus objetivos.

Através de campanhas e doações, a Entidade vêm se consolidando.

Entendimento com parcerias em nível Municipal e Estadual está sendo mantido, a vista de celebração de convênio.

{chronocontact}Formu{/chronocontact}